4 de agosto de 2014

Drops #2 - PDF vs Livro Físico


Olá Pessoal! Hoje eu entrei oficialmente no mundo dos RPGs em PDF. Eu já baixava livros antes, mas hoje foi o dia em que oficialmente comprei um PDF.

Estamos em uma era de transição, onde existem 3 tipos de pessoa: As que são contra e odeiam mídia digital, as neutras (que não conseguem se desapegar completamente, mas já conseguem consumir) e as que só compram mídia digital e são contra a mídia física.

Espero que em um futuro próximo eu possa me livrar de 90% das minhas mídias físicas e ficar só com as digitais (exceto jogos, os quais coleciono). E fica aqui o meu apelo para que mais serviços como a Netflix surjam no Brasil, trazendo clássicos por um preço acessível. E especialmente, clássicos para serem lidos, e não apenas livros, mas também revistas (de games, rpg, etc) e gibis (marvel, dc, monica, disney, e até clássicos obscuros como Pequeno Ninja e revistinhas dos Trapalhões).


Sobre os PDFs


A lista de livros da Jambô inclui 99% dos seus títulos publicados

Comprei meus PDFs na Loja da Jambô. Soube que antigamente eles vendiam versões digitais de seus livros mas pararam por algum motivo que desconheço. Recentemente estava fazendo uma garimpada em algumas velharias pela internet quando acabei encontrando a lista de PDFs da loja. Muita coisa de Tormenta que não se encontra mais em lojas físicas e/ou virtuais, e muito material de Reinos de Ferro que atualmente são encontrados a preços exorbitantes.

Comprei a trilogia Porto Livre. Três aventuras com temática de piratas que são realmente muito divertidas e cheias de clichê. Em breve eu farei um Review aqui mesmo no Blog (Assim que terminar de ler todas).

Sobre Mídia Digital


Os PDFs são em OCR, ou seja, até se você for deficiente visual, dá pra ler

Eu realmente estou tentando me desapegar de mídia impressa. São diversos os motivos para tal: alergia mortal a  poeira, falta de espaço físico em casa, facilidade no transporte e manuseio entre outras. É uma pena que atualmente, não tenhamos muito material em português  para ser adquirido digitalmente. Entre um sem número de opções, poderíamos ter:

  • Revista Dragão Brasil (Todos os números)
  • Revista Só Aventuras
  • Revistinhas e módulos de 3D&T
  • Revista Arkhan RPG
  • Revista D20 Saga
  • Revista Dragonslayer
  • Livros de RPG em português publicados pela Devir, Daemon, etc...
  • Revista Dragon Magazine (as edições da Abril)
  • Livros de AD&D da Abril
Enfim, vocês me entenderam. Outra sugestão também seria algum site com modelo de negócios similar ao existente na Netflix, onde os jogadores pagariam um valor mensal para ter acesso ao catálogo de títulos existente. Já até mandei esta ideia para o Drive Thru RPG, mas nunca obtive sequer uma resposta.

Enfim, devaneios a parte, acredito que a Mídia Digital seja realmente o futuro, mas acho que a mídia física ainda não vai morrer. Pelo menos, não enquanto as maiores empresas do ramo ainda acreditarem no formato.

Lojas Interessantes com PDF

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc lê onde depois? Kindle/Tablet/PC?

Daniel Careca disse...

Normalmente no PC ou Tablet.

Outras Postagens do Blog