7 de dezembro de 2012

Mystara #11 - Reino de Rockhome



Olá Galera!
Hoje trago para vocês mais um reino de Mystara. Desta vez, o reino de uma das raças mais queridas do D&D: Os Anões.


O Reino de Rockhome



Geografia



Montanhas e lagos formam a maior parte da paisagem do reino dos anões de Rockhome. As três cadeias de montanhas conhecidas como Altan Tepes ficam na parte oeste do reino. A leste, a cadeia conhecida como Denwarf's Spur. O centro da nação é intercalado por dois grandes lagos: Stahl e Klintest. As montanhas, embora não sejam muito altas, possuem o terreno extremamente irregular, contando inclusive com alguns pontos quase intransponíveis, e somente um pequeno punhado de estradas é capaz de levar os viajantes até dentro do reino propriamente dito.

No centro da nação, construída sobre a superfície e dentro das cavernas da montanha mais alta de Rockhome está a cidade de Dengar, o coração do reino dos anões, rivalizando em tamanho e superando em robustez todas as cidades humanas. Existem ainda outras três grandes cidades em Rockhome: Stahl, Evermur e Smaggeft, cada uma delas lotadas de artesãos e engenheiros anões.
História

Rockhome e a raça dos anões já estavam sobre o mundo há muito mais tempo do que os historiadores conseguem se lembrar. Quando o primeiro imperador foi coroado em Thyatis, os Reis Anões de Rockhome já estavam muito bem estabelecidos.

Nos séculos seguintes muitos mercadores e aventureiros anões começaram uma era de exploração das terras humanas, chegando a criar colônias nas outras regiões montanhosas, formando alianças e tratados de comércio com as nações vizinhas.

De certa forma, esta política explica porque os anões são tratados como valorosos aliados em alguns reinos e odiosos inimigos em outros, dependendo muito do tipo de colonização estabelecida pelos anões. Por exemplo, nos casos de Vestland, Ylaruan e Ethengar, os anões são muito bem-vindos, sendo tratados como aliados por conta de sua cooperação com as populações locais. Já em lugares como Glantri e Cinco Condados, as investidas armadas dos anões resultaram em guerras, consequentemente tornando os anões uma raça mal vista nestes lugares.

Atualmente, os anões possuem relações muito amistosas com os Ylari, Ethengarianos e Veslandianos, enquanto ainda são temidos e ocasionalmente odiados pelos Hin (População de Glantri). Pode-se dizer que esse ódio dos Hin e dos anões é recíproco. Não é incomum que os anões enviem tropas para ajudar nas incursões Ethengarianas a Glantri, também não é incomum que alguns magos de Glantri sequestrem anões afim de estudar seus corpos e sua resistência natural à magia.


O Povo


Rockhome é a nação dos anões, e a maioria dos anões do Mundo Conhecido podem traçar sua genealogia até um dos sete clãs que dominam o reino. Cada um dos clãs é composto por um grande número de famílias, onde cada uma delas pode chegar a ter mais de uma centena de membros, que costumam se agrupar em fortalezas dentro de uma das quatro cidades principais do reino de Rockhome.
Cada Clã é conhecido por ser especialista em um tipo de ofício ou comércio, que costumam inclusive definir a sua própria natureza e a de seus membros. O Clã Everast, um dos mais antigos, inclui em sua maioria burocratas, diplomatas e a atual família real. O Clã Buhrodar apoia os reis de Everast, mas os seus paradigmas religiosos ocasionalmente se chocam com as idéias aristocráticas de seus aliados. Torkrest, um clã naturalmente militar, completa o bloco mais poderoso de Rockhome.

Opostos a Torkrest está o clã Wyrwarf, formado basicamente por classes mais baixas de anões não conformados com seu status e também fazendeiros. O Clã Hurwarf é outro clã pequeno, cujas ideias isolacionistas e xenofóbicas se chocam com as dos outros clãs restantes: Skarrad e Syrklist. O primeiro se esforça em acelerar o desenvolvimento da tecnologia e apoia o comercio como um meio de promover o trocas de conhecimento tecnológico, enquanto o segundo é um clã de comerciantes, empenhados em expandir seus negócios tanto em Rockhome quanto nas outras nações.

Além dos anões, algumas poucas pessoas vivem em Rockhome, a maioria delas é de diplomatas das terras vizinhas, comerciantes e alguns magos de aluguel não Glantrianos que oferecem seus serviços aos anões. Quase todos eles estão dentro dos muros da cidade de Dengar, na parte da superfície.

Goblinóides vagam pelas regiões mais periféricas e não colonizadas do reino, tanto acima quanto abaixo do solo (nas cavernas. Nas Makkres Mountains, a leste do reino, vivem Gigantes do Gelo, que não costumam fazer contato com outros povos e nações.


Governo e Religião


O rei anão Everast XV comanda Rockhome.Na teoria, o rei tem poder para comandar a todos, passando a tarefa para seus herdeiros após sua morte. Na prática, cada lei criada pelo rei deve ser votada pelo Senado, um grupo composto pelos membros mais influentes das maiores famílias de anões. Dessa forma, quando dois terços do Senado vota contra uma proposta do rei, ele normalmente desiste dela. preferindo não se arriscar a ser deposto e substituído. O Senado também concebe e propõe novas leias para o rei, que em sua vez, dificilmente nega uma proposta aprovada por mais de dois terços dos senadores.

No Senado, os líderes de cada clã controlam os votos de sua facção, e a recusa em aceitar o fato pelos membros menos influentes é considerado um desafio, que normalmente termina em um dos dois sendo substituído (normalmente é o membro de menor influência, mas a casos em que o líder de clã tenha sido substituído também).

Anões não gostam de falar sobre seus mitos e crenças, dessa forma, muito pouco é conhecido sobre as suas práticas religiosas.  Ainda assim, é possível assumir que a maioria dos anões reverencie o imortal Kagyar, patrono dos artífices e artesãos, como criador de sua raça. Se eles veneram Kagyar da mesma maneira que os humanos fazem com os seus patronos Imortais, pouco pode ser dito a respeito.

Um comentário:

rafael beltrame disse...

muito bom! adoro anões, tanto q participei do kickstarter do jogo de anoes do Mike Nystul.

a coisa de "clãs" é muito bacana

Outras Postagens do Blog