7 de agosto de 2008

Review #8 - Aventuras Fantásticas

Olá aventureiros! Este é o Post que faço com a maior alegria desde que criei o blog há alguns meses. Estava eu navegando pela internet, pesquisando blogs de RPG onde pudesse spammear este humilde site, quando vi algo que me deixou de queixo caído. Depois de limpar minha baba, eu reli novamente. Havia um projeto na internet que visava disponibilizar os antigos livros/jogos da série Aventuras Fantásticas em PDF para qualquer um baixar e imprimir.
Resolvi baixar pra saber como eram, e me deparei com um trabalho ABSURDAMENTE BOM. O pessoal que cuida do projeto se deu ao trabalho de scanear em OCR e colocar inclusive as figuras nos locais certos. Como uma grande descoberta destas não pode passar despercebida, eu vou fazer um mini-review e indicar a todos onde devem procurar pelos livros.
A série de livros-jogos Aventuras Fantásticas foi escrita por Steve Jackson(que não é o mesmo do GURPS) e Ian Livingstone. Foram lançados no Brasil pela Editora Marques Saraiva, onde foram um grande sucesso de vendas nos anos 90.

A ideia dos autores surgiu logo após o lançamento do D&D na Europa, quando decidiram juntar os elementos de RPG com a novidade Livros Interativos, que tinham sido lançados a pouco tempo na Inglaterra. A partir daí, nasceram as Aventuras Fantásticas(Fighting Adventures, no original). Algumas semanas depois, já estava nas bancas O Feiticeiro da Montanha de Fogo, que vendeu em poucos dias mais de 20 mil cópias.

Depois de instaurado o sucesso, foram surgindo vários volumes na coleção, que se encerrou no 59º, infelizmente. Recentemente, foram relançados na Europa todos os livros da coleção inicial, com um melhor tratamento gráfico e novas capas.
A estrutura era semelhante a da serie "Escolha sua Aventura", editada pela Ediouro, no Brasil, onde o leitor encarnava o personagem principal da história. O leitor ia lendo a história até que o livro o convidava este a fazer uma escolha. Cada escolha o encaminhava para uma página diferente aonde a história continuava de acordo com a escolha feita. A principal diferença entre as duas séries é que em alguns livros das Aventuras Fantásticas havia uma Planilha, onde o leitor anotava as características do personagem, como em um jogo de RPG. E as lutas deste eram decidida como o lançamento de dados simples de 6 faces.

Quase todas as aventuras da saga se passavam no mundo fictício de Titan(46 dos 59 títulos), que corresponde vagamente à Europa medieval com a adição de magia e criaturas fantásticas. Titan consiste de três continentes: Allansia, Khul e o Mundo Antigo. Tendo sido desenvolvido aos poucos ao longos dos livros-jogos, a história fragmentada e por vezes contraditória do cenário foi reunida e revista no livro Titan: O Mundo de Aventuras Fantásticas, de 1986.

Particularmente, estes livros marcaram minha entrada no Mundo do RPG. Todo final de semana, eu pegava emprestado com um amigo que tinha todos eles um dos volumes e o devolvia na segunda-feira. Era meu passatempo de antes de dormir, pois, normalmente eu passava os fins-de-semana na casa dos meus Pais, e lá não havia muito o que se fazer.
Sempre que vejo um dando sopa em algum lugar, trato de comprá-lo, pois realmente são livros que valem a pena serem adquiridos e lidos. Cada leitura é uma experiencia nova.

Por hoje é só pessoal!

See ya! o/

Links Úteis:

Um comentário:

Anônimo disse...

Dan, essa revista da Ediouro é aquela que era 1 real? =D Eu comprava dessas, eram fininhas, mas muito muito boas ^^ Poxa, vou ver esse site tb! Parece bom!
=*** Tá ficando foda seu blog! ^^

Outras Postagens do Blog